Workshops TAL

“À prática, junta-se a teoria.”

Foi este o mote da iniciativa Workshops TAL que a Tuna Académica de Lisboa teve o prazer de apresentar neste ano letivo 2018/2019.

Após vários anos de idealização, o arranque deste projeto teve lugar no dia 30 de outubro de 2018 na paróquia de Santo Eugénio, tendo sido inicialmente planeado com o objetivo de fomentar o crescimento musical dos membros da tuna e construir uma base teórica complementar à experiência prática adquirida nos ensaios e atuações. No entanto, com o aproximar da derradeira data, várias manifestações de interesse por parte de alunos da academia de Lisboa que procuravam conciliar os estudos com a sua curiosidade musical provocaram uma mudança naquele que seria o âmbito inicial dos Workshops TAL.

O 1º Workshop – intitulado Formação Musical I: a Pauta – acabou por se estender a todos os interessados, verificando-se uma forte adesão, principalmente dos membros mais recentes, mas também de amigos destes e de alguns membros mais experientes que quiseram vir “apadrinhar” aquela que era uma forte aposta da direção da TAL para este ano letivo. O resultado foi uma sessão muito diversa, focada nos conteúdos mais básicos da teoria musical, mas que também fez uso dos conhecimentos do público mais versado nesta componente musical para ajudar os mais novos e deixar um pouco de “água na boca” para Workshops vindouros.

Durante o primeiro semestre, tiveram lugar na Alameda da Encarnação mais duas sessões abertas ao público deste ciclo de Workshops TAL. Estas duas sessões, intituladas Formação Musical II: Melodia e Harmonia, pretenderam aprofundar os cconceitos apresentados na primeira. Formou-se uma audiência bastante diversificada em que uns ajudavam os outros e onde se podia claramente experienciar um espírito de crescimento mútuo.

O balanço destas três sessões é globalmente positivo, tendo contribuído muito não só para o objetivo primordial do projeto Workshops TAL, mas também para uma criação de vínculo com o grupo e dedicação à aprendizagem constante.

Para o futuro, num segundo semestre mais carregado de atuações que tanto apelam à prática, o objetivo é manter vivos os conhecimentos já adquiridos e trabalhar neles com a realização de sessões mais curtas, mas que construam um fio condutor que ligue a teoria à prática. Iniciar um ensaio com um mini Workshop cujo conteúdo seja claramente visível na prática que imediatamente lhe suceda é uma das ideias, tal como o disponibilizar de material de apoio para aqueles que queiram aprofundar aquilo que lhes suscitou interesse durante a sessão. Noutras sessões futuras dos Workshops TAL certamente poderemos ver discutidos novos assuntos musicais, com diferentes oradores de variadas experiências, tudo sempre com o intuito de contribuir para o crescimento musical e cultural de todos os membros do grupo e todos os outros que se poderão vir a juntar as nós.

Tags:
SEM COMENTÁRIOS

POSTAR UM COMENTÁRIO